quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Estorvo

Todos somos sabedores que Chico Buarque é um dos maiores cantores e compositores da MPB e além disso, temos o privilégio de tê-lo também fazendo parte da nossa literatura.
A obra Estorvo trata de um homem cheio de conflitos que passa o tempo todo desde que viu pelo olho mágico da porta de seu apartamento – ou sonhou ter visto – um homem e a partir daí começa a imaginar o que aquele estranho (ou seria conhecido seu?) queria com ele. Começa a ter duas hipóteses para o desfecho de cada situação que cria . Pode-se considerá-lo um homem totalmente indeciso.
A história é autodiegética , ou seja, o narrador é a personagem principal.
É necessário ainda chamar a atenção para o detalhe de que nenhuma das personagens é citada pelo nome e sim minha irmã, mamãe, meu cunhado, o menino da cabeça raspada, os gêmeos, minha ex mulher, meu amigo, o delegado e assim por diante.
O narrador é bastante detalhista ao descrever a personalidade dessas pessoas. Ele fala das roupas que usam, a maneira como falam e andam, detalhes sobre o sítio abandonado pela família, do apartamento de sua mãe , que por sinal ele não visita faz tempo, e nós, leitores vamos formando a nossa idéia sobre tudo e todos.
O protagonista aparentemente anda pelas ruas de uma cidade grande e os únicos momentos em que demonstra algum tipo de sentimento são quando chove e isso o faz relembrar sua infância com a irmã , que era mais velha do que ele e já no final do livro quando é ferido por um homem que ele pensou que conhecia. Depois desse episódio ele entra no ônibus sem dinheiro e procura um lugar para sentar-se porque sente-se cansado.
Ao final dessa surpreendente história o leitor se depara com a dúvida : Este homem viveu tudo isso ou imaginou tudo sem que sequer tenha saído de dentro do seu apartamento? Fica a critério da imaginação e criatividade de cada um.
Vale muito a pena ler esse livro. A dica foi dada, espero que o leitor queira se deliciar com Chico Buarque escritor.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

grupogente.blogspot.com

Quem sou eu

Minha foto
Amo a liberdade acima de tudo, principalmente a de expressão. Defendo minhas idéias sempre.